Precisamos de um(a) arquiteto(a)!

E aí pessoal, tudo certo? Então, hoje vamos contar como foi a escolha do nosso(a) arquiteto(a) e dar uma prévia de como ficou o nosso projeto final. Só uma prévia porque o projeto merece um post todo só para ele! 🙂

fotoarquitetura

Antes de qualquer coisa é importante dizer que é fundamental contratar um profissional para fazer o projeto da sua casa! Não construa sem um bom projeto, afinal, os projetos (arquitetônico e complementares) representam cerca de 2% a 4% do valor da obra, não fazê-los é aquela economia porca da qual você vai se arrepender logo logo.

Dito isso vamos à nossa peregrinação pelos escritórios de arquitetura da nossa cidade.

A escolha de um arquiteto é bastante subjetiva, é difícil definir se o profissional é bom ou ruim em uma entrevista para orçamento. Busque indicações, converse com outros clientes, veja se os serviços prestados são os que te interessam (nem sempre você precisa tudo que eles oferecem, ou é oferecido o que você precisa) e, sobretudo, observe se o tipo de projeto que o arquiteto está acostumado a fazer fecha com o seu gosto. Isto na nossa opinião é o mais importante, afinal, o projeto arquitetônico exige criatividade e sempre vai ter o estilo do profissional, por isso tem que ser parecido com o seu!

Nós fizemos uma triagem pelos sites dos arquitetos(as) e escritórios, pelos projetos já realizados íamos descartando alguns e fazendo contato com outros. Ao todo fizemos contato com 4 profissionais diferentes, entre escritórios e arquitetos(as). Visitamos todos, conversamos e pedimos orçamento.

Quando recebemos os orçamentos foi que a coisa complicou um pouco. Por quê? Bom, a variedade de serviços oferecidos mudava a cada orçamento, iam desde uma assessoria completa incluindo os projetos complementares, até somente o arquitetônico sem nenhum adicional.

O tipo de referência utilizado no orçamento também muda, basicamente eles usam o CUB ou o m². Alguns irão cobrar X CUB pelo projeto e outros cobrarão diretamente um valor pelo metro quadrado projetado. O que percebemos é que os escritórios costumam cobrar pelo CUB e oferecer os orçamentos mais completos, agregando outros serviços para fechar um orçamento com um valor maior. Já os profissionais autônomos fixam um valor pelo m² projetado, que varia de acordo com o estilo e tamanho da casa, alguns também oferecem outros serviços, mas no geral são mais simples de trabalhar. E era exatamente isso que queríamos, simplicidade e preço justo.

Foi assim, procurando alguém que tivesse um valor justo e fosse sem frescura, que conhecemos a Gabriela Bauer, arquiteta do OUI Arquitetura (escritório do qual é dona).

oui

A Gabriela trabalha por m², tem um estilo de arquitetura moderno e é sem frescura, simples, tratamento informal, do jeito que a gente gosta e é! hehehe

O preço? Para o nosso projeto fechamos em R$25,00 o m² projetado, nesta conta entram todas as áreas cobertas. Então, se você só encontrou aqueles escritórios caríssimos, que cobram em CUB ou um m² milionário, não se assuste nem desista, existem excelentes arquitetos que cobram um preço justo por um trabalho muito bem executado.

Tá aí a prévia de como ficou…

fachada0

 

O projeto completo a gente mostra no próximo post. 😉

Anúncios

2 comentários

  1. Olá, realmente é fundamental a contratação de um profissional na realização do projeto de nossa casa, e é a partir desse profissional que vamos ver a nossa ideia no papel e tendo chances de fazer qualquer tipo de alteração antes que seja realizada. Concordo com você a profissionais muitos bons e com preço justo. Parabéns pelo post.

    Ass: Camila Ribeiro

    Curtir

    1. Oi Camila!

      Pois é, as vezes a gente se assusta quando começa os orçamentos de projeto. Encontramos muitos profissionais bons, mas que cobravam um valor muito alto pelos seus serviços. O importante é continuar procurando e não desanimar com os orçamentos “fora da casa” que a gente recebe.

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s