Começaram os trabalhos!

Eis que hoje, finalmente, começaram os trabalhos!

576434-Casa-em-obras-dicas-para-manter-a-organização-2

Como eu disse no post anterior, os trabalhos com o estaqueamento estavam marcados para começar hoje, e de fato começaram. Cheguei no terreno e o pessoal já estava trabalhando, a equipe do estaqueamento e o nosso engenheiro fazendo a conferência da marcação das estacas.

Pra quem não sabe, ou nunca viu como funciona o estaqueamento, basicamente é essa máquina aí da foto de baixo que fica batendo uma estaca de concreto até que ela para de afundar no terreno. Aí é o seguinte, quanto menos cravar (afundar), melhor!!! No nosso caso o serviço foi orçado em 8 metros cada estaca, no momento do teste, quando se crava uma estaca para ter ideia do que vamos encontrar no terreno, afundou 18 metros!!! D E Z O I T O   M E T R O  S ! ! ! 

IMG_0606

Bom, faz parte da obra, a gente nunca fica muito feliz quando um valor planejado praticamente dobra, mas o importante é que a obra começou e agora só vai!

Sobre os prazos, pois é, carnaval tá aí e o pessoal que trabalha nas obras também é filho de Deus e vai cair na folia. Ok, tudo bem! Vamos confiar que eles honrarão o combinado e continuarão o trabalho na quarta-feira de cinzas pela manhã. Aqui não tem o que fazer né, só o famoso “aguarde e confie”!

Já com relação ao orçamento, algumas ações são necessárias, entrar em contato com os fornecedores e recalcular o material e esperar pelo pessoal do estaqueamento que irá me passar o novo valor do trabalho. Ah, só para explicar, é tudo cobrado por metro, a estaca de concreto é cobrado por metro e a mão de obra é por metro cravado, então, muda tudo com essa pequena diferença de 12 metros a mais.

Nos próximos dias as coisas ficarão meio paradas, mas assim que tiver novidades eu posto por aqui, na quarta com certeza venho contar se o pessoal apareceu ou não.

Bom feriado pra vocês pessoal!

Até mais! 🙂

Anúncios

2 comentários

  1. Rapaz que bicho grande essa máquina,! morri de rir com o video o cara ajeitou a estaca e saiu pra bem longe,já pensou alguma coisa da errado e aquela estaca cai,Jesus.
    Pelo que entendi essa máquina” procura ” terra firme pra fazer a fundacao?18m é coisa pra caramb pra um terreno plano.
    Bjs

    Curtir

    1. Hehehe… é grande mesmo! Mais de 10 metros, tem que correr mesmo!

      E assim, ela não “procura” terra firme. O engenheiro que faz o projeto estrutural define onde as cargas (peso) da casa serão distribuídas, uma vez definidos estes pontos é feita a marcação deles no terreno (locação de estacas) e então a máquina bate as estacas nestes pontos previamente estabelecidos, até encontrar solo firme.

      Sobre essas estacas é que toda a fundação da casa é feita. Da mesma forma como se fosse feita as sapatas.

      E sim, 18 metros é coisa pra caramba! Mas solo é sempre uma caixinha de surpresas.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s