Mês: abril 2015

Paredes subindo e escada atrasada.

E aí amigos e amigas, como vão?

Hoje mais um post curto, apenas para atualizar as coisas.

IMG_0902

As paredes seguem subindo, tivemos alguns dias de chuva, o que provavelmente vai atrasar a concretagem da próxima laje em uma semana. Tudo bem, estamos adiantados no cronograma e essa uma semana não trará, em tese, nenhum prejuízo para entrega da obra.

IMG_0914

Outro fator que atrasou um pouco foi a construção da escada. Quando fizemos o projeto arquitetônico e os complementares, não definimos o tipo de escada que seria colocado. Apenas sabíamos que naquele espaço haveria uma escada, afinal, ninguém pode ir voando de um andar para o outro! Agora que chegamos na fase de concretar a segunda laje (onde se pretende concretar a escada também), é que nos atentamos para isso. Detalhe para o fato da nossa engenheira ter decidido por sua própria conta o tipo de escada que iria colocar na nossa casa, já tinha até passado o projeto para o empreiteiro que já estava dobrando e cortando os ferros!

Por sorte percebemos uma referência à escada em um e-mail e questionamos que tipo de escada eles estavam projetando, uma vez que não havíamos discutido o assunto ainda. Para encurtar a conversa, eles tinham projetado uma escada do tipo comum, aquela que é reta embaixo, e nós gostamos do modelo que conhecemos como plissada. Que nem essa da foto.

No fim resolvemos o problema, o projeto foi refeito, e o empreiteiro já está trabalhando na nova escada. Entretanto, esse modelo é um pouco mais complexo de construir, a ferragem além de maior é mais complicada, o mesmo vale para a caixaria. Então, a escada foi outro fator que ajudou no atraso da próxima concretagem.

Tudo certo, sem problema, se é pra fazer que seja bem feito! Concretar tudo junto deixa a estrutura melhor, não corremos o risco de haver nenhum tipo de trabalho do material, afinal, será tudo uma peça só, laje e escada.

IMG_0915

Na foto acima já dá pra perceber que as paredes já estão quase prontas, ali onde não tem muita parede é vidro. As aberturas já estão marcadas e começamos a orçar as esquadrias. Agora é aquela dúvida: PVC ou alumínio? Isso será assunto de um outro post, mas confesso que a inclinação é para o alumínio em função do custo. Em orçamentos prévios, ainda ainda de começar a construir, a diferença passava dos 10 mil reais, é muito dinheiro, não penso que a relação custo x benefício seja favorável. Mas como eu disse, assunto para um outro post, assim que receber os orçamentos voltamos para falar mais sobre esquadrias.

IMG_0916

Falei que era um post curto, mas no final nem foi tão curto assim. hehehe

Em breve, mais atualizações! Hoje o engenheiro vai visitar a obra e nos dará uma estimativa de concretagem, de acordo com o empreiteiro, só lá pelo dia 11, na oooutraaa segunda. Quando soubermos a gente conta pra vocês.

Obrigado pelas visitas e comentários, continuem acompanhando e comentando!

Abraços. 🙂

E daí que é feriado!?

Boa tarde, pessoal!

Quem disse que hoje é feriado? A equipe que trabalha aqui não tá nem aí pra morte do Tiradentes. 😛

IMG_0837

Paredes externas quase todas prontas, internas já começando a sair do chão e o pessoal acelerando para cumprir o prazo e finalizar toda a alvenaria até sexta.

É ou não é para ficar feliz de ver o pessoal trabalhando com essa vontade toda!? Vai ter que rolar o churrasco na próxima concretagem, a equipe merece!

IMG_0836

Nessas imagens não dá pra ver muito, mas as paredes externas são todas com tijolos deitados, terão mais de 20cm de espessura. Por quê? É uma excelente pergunta! A nossa arquiteta lançou isso no projeto, nós “virgens” na construção civil não vimos, e a engenheira fez todo os complementares considerando essa espessura. Até daria para mudar, mas como já estavámos na execução e essa “abundância” de tijolos somaria na estrutura da casa, trazendo mais conforto acústico e térmico, optamos por manter e assumir o custo dos tijolos a mais que precisaríamos.

Por hoje era isso, em breve mais noticias!

Bom feriado aí, pessoal! 🙂

E os tijolos vão subindo

Boa noite, pessoal!!!

Semana passada foi a semana dos tijolos! Começaram a erguer as paredes!

IMG_0834

Mais um momento de felicidade na vida do proprietário de qualquer obra: as paredes!

Todas as colunas ja foram finalizadas, a essa hora todas as paredes externas já foram erguidas (até 1 metro) e já temos a concretagem da segunda laje para começo de maio.

Ainda essa semana o pessoal vai marcar as paredes internas e começar a levantá-las, além de fazer a marcação das aberturas.

IMG_0835

Pelo cronograma, toda a parte de alvenaria será finalizada ainda essa semana, o pessoal tem trabalhado bem, tomara que o tempo ajude!

O post foi curto, só para dar noticias para vocês. Em breve volto com mais novidades! 🙂

Abraços e obrigado pela visita de todos!

Felicidade em forma de concreto

Boa tarde, pessoal!

Antes de qualquer coisa, FELIZ PÁSCOA para todos! Que além dos chocolates, seja um momento de celebrar paz e amor!

Dito isso, temos novidades: concreto!

IMG_0778

Tínhamos comentado que a concretagem do pavimento térreo seria segunda, pois assim foi feito! Com chuva durante o final de semana inteiro, com chuva durante a concretagem, com muita água acumulada no terreno, tendo que drenar as fundações antes da concretagem, com tudo isso a concretagem saiu!

IMG_0776

Pedimos uma bomba lança para facilitar o trabalho e foram 24m³ de concreto usinado, cerca de 3 horas de trabalho.

IMG_0777

No final do trabalho, o tempo abriu, fez um solzão e a nossa laje ficou assim.

IMG_0775

Isso foi segunda, de lá pra cá o pessoal já fechou a caixaria das colunas, chegaram os primeiros tijolos na obra e vamos que vamos.

Previsão de concretar a segunda laje daqui três semanas, em breve volto com mais fotos das colunas já erguidas e quem sabe dos primeiros tijolos assentados.

Abraços, até logo e uma linda páscoa pra vocês! 🙂