Paredes subindo e escada atrasada.

E aí amigos e amigas, como vão?

Hoje mais um post curto, apenas para atualizar as coisas.

IMG_0902

As paredes seguem subindo, tivemos alguns dias de chuva, o que provavelmente vai atrasar a concretagem da próxima laje em uma semana. Tudo bem, estamos adiantados no cronograma e essa uma semana não trará, em tese, nenhum prejuízo para entrega da obra.

IMG_0914

Outro fator que atrasou um pouco foi a construção da escada. Quando fizemos o projeto arquitetônico e os complementares, não definimos o tipo de escada que seria colocado. Apenas sabíamos que naquele espaço haveria uma escada, afinal, ninguém pode ir voando de um andar para o outro! Agora que chegamos na fase de concretar a segunda laje (onde se pretende concretar a escada também), é que nos atentamos para isso. Detalhe para o fato da nossa engenheira ter decidido por sua própria conta o tipo de escada que iria colocar na nossa casa, já tinha até passado o projeto para o empreiteiro que já estava dobrando e cortando os ferros!

Por sorte percebemos uma referência à escada em um e-mail e questionamos que tipo de escada eles estavam projetando, uma vez que não havíamos discutido o assunto ainda. Para encurtar a conversa, eles tinham projetado uma escada do tipo comum, aquela que é reta embaixo, e nós gostamos do modelo que conhecemos como plissada. Que nem essa da foto.

No fim resolvemos o problema, o projeto foi refeito, e o empreiteiro já está trabalhando na nova escada. Entretanto, esse modelo é um pouco mais complexo de construir, a ferragem além de maior é mais complicada, o mesmo vale para a caixaria. Então, a escada foi outro fator que ajudou no atraso da próxima concretagem.

Tudo certo, sem problema, se é pra fazer que seja bem feito! Concretar tudo junto deixa a estrutura melhor, não corremos o risco de haver nenhum tipo de trabalho do material, afinal, será tudo uma peça só, laje e escada.

IMG_0915

Na foto acima já dá pra perceber que as paredes já estão quase prontas, ali onde não tem muita parede é vidro. As aberturas já estão marcadas e começamos a orçar as esquadrias. Agora é aquela dúvida: PVC ou alumínio? Isso será assunto de um outro post, mas confesso que a inclinação é para o alumínio em função do custo. Em orçamentos prévios, ainda ainda de começar a construir, a diferença passava dos 10 mil reais, é muito dinheiro, não penso que a relação custo x benefício seja favorável. Mas como eu disse, assunto para um outro post, assim que receber os orçamentos voltamos para falar mais sobre esquadrias.

IMG_0916

Falei que era um post curto, mas no final nem foi tão curto assim. hehehe

Em breve, mais atualizações! Hoje o engenheiro vai visitar a obra e nos dará uma estimativa de concretagem, de acordo com o empreiteiro, só lá pelo dia 11, na oooutraaa segunda. Quando soubermos a gente conta pra vocês.

Obrigado pelas visitas e comentários, continuem acompanhando e comentando!

Abraços. 🙂

8 comentários

  1. Esses pequenos atrasos acontecem mesmo, mas é possível compensarem depois.
    A escada foi algo que eu defini já desde antes de começar a mexer no terreno, sabia que tipo gostava e era só aquele tipo, então já fazia parte do planejamento, mas que bom que vcs perceberam à tempo, pq isso faria toda diferença mesmo.
    Minha escada não é só um meio de passagem de um andar pro outro, é um item de decoração por si só rsrs
    Beijos e boa sorte até a concretagem!
    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente!!! Nossa escada fica numa parede praticamente inteira de vidro! De certa forma ela faz parte da fachada da casa, não pode ser uma escada qualquer, como tu disse, é um item de decoração!

      É, esses atrasos são meio chatos mas já previstos, faz parte do andamento da obra.

      Fico imaginando como seria se não tivesse pescado a informação sobre a escada nesse email aleatório que recebi do engenheiro. Tipo, era um email que ele estava somente me copiando, nem era direcionado para mim, e a informação da escada estava lá pela terceira mensagem dos encaminhamentos. Mas enfim, deu certo…

      Obrigado e até a concretagem.

      Beijo,
      NuncaConstruímos

      Curtir

  2. como a sua sua casa e terrea com mezanino,imagino que essa primeira laje seja imensa qual a metragem dela?
    Ainda bem que vc viu a questão da escada,realmente a escada nos projetos arquitetônicos atuais,passou a ser um item de decoração é essa escada plissada e uma das mais usadas pelo que eu vejo,a minha tbm será plissada em L.
    Sei que vcs não estão construindo pela caixa,mais o cronograma vc tá sempre ligado,qual a previsão de conclusão da sua obra?
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Marcia!
      Essa laje ficou grande sim, usaremos algo em torno de 18m3 de concreto usinado. Não tenho a metragem da laje em si, estou sem o projeto da formas aqui comigo.

      A escada foi um pequeno susto, mas ainda bem que eu percebi o detalhe no email e tivemos tempo de corrigir antes que virasse um problema. E sim, as plissadas são lindas! hehehe

      Sobre o cronograma, acompanho sempre bem de perto para previnir atrasos e ficar atento nas datas de comprar os materiais. A previsão de entregada da casa é Agosto, mas ainda teremos a parte de muros e jardinagem para fazer, isso se não decidirmos ($$$$) já fazer a piscina e a garagem, que íamos (vamos!?) deixar para depoi$. hehehe

      Beijo,
      NuncaConstruímos

      Curtir

  3. Olá!

    Cada susto que a gente leva construindo, né? Já pensou a escada quase pronta e nao ser a que voce queria ???? Aff….

    Quanto ao cronograma, 1 semana nem é atraso … os pedreiros acabam compensando em outras coisas … mas fica de olho … Com a CEF não se brinca 🙂

    É tão legal já ir “vendo” os ambientes não é?

    beijinhos
    Debora
    tempodeconstruir2014.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Debora!
      Pois é, acho que esse foi o primeiro susto de alguns que ainda levaremos. hehehe

      Apesar de que se eles tivessem finalizado a escada do jeito “errado”, iriam quebrar e fazer do jeito certo! É um ítem muito importante na casa para “deixar pra lá” algum erro.

      Sim, 1 semana é fichinha, o pessoal da empreiteira já recuperou boa parte desse tempo adiantando a alvenaria (as paredes externas e internas estão prontas!).

      Mas viu, não estamos utilizando financiamento da CEF, logo, não estou preocupado com o cronograma em função disso, a atenção ao cronograma é para que a execução ocorra dentro dos prazos e valores planejados. hehehe

      E sim, muito bom ver a casa surgindo e a gente se dando conta do tamanho da “encrenca”. kkkk
      Temos duas áreas envidraçadas de 2,90X4,50, só tivemos noção do tamanho que isso representa agora, vendo a alvenaria pronta! kkkk é coisa pra caramba!

      Beijos,
      NuncaConstruímos

      Curtir

  4. Oie!!!
    Que bom que você viu o problema da escada a tempo!!! É tanta coisa pra planejar que sempre passa algo..
    No meu caso, eu me foquei tanto na divisão dos cômodos e outros detalhes, que acabei não planejando o telhado direito. Resultado: tive que quebrar alguns berais da laje (já concretado) para seguir com o projeto… (perdi tempo + material = $$$$)..
    Quando as paredes já estão altas é que temos noção do tamanho da casa né… espere colocar a laje entao! 🙂
    Vai ficar lindona!
    Bjão!!!

    Gi

    Diário de construção da Gica – http://gicabilika.blogspot.com.br/

    Curtir

    1. Oi Giovana,
      Pois é, em obra sempre acontece umas “barrigadas”. Semana passada vimos outra, uma porta que foi colocada no lugar errado e uma viga que não existia e eles fizeram. O bom é que nessa fase é tudo mais simples de resolver, ou quase tudo… enfim…

      Segunda teremos a concretagem da segunda laje, aí sim quero ver o tamanho que vai ficar. hehehe

      Em breve um post falando como as coisas estão e sobre a concretagem.

      Beijo,
      NuncaConstruíamos

      Curtir

Deixe um comentário